sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Praça Waldemar Henrique.


A Praça Waldemar Henrique, é localizada no Bairro do Reduto, centro de Belém, Pará. Ela possui um ponto de integração para os diferentes bairros da cidade, é um espaço para crianças, com brinquedos em forma de instrumentos musicais, uma concha acústica e jardins.
Foi construída durante o ciclo da borracha em 1912, a companhia Doca do Pará urbanizou a área aterrada próxima á Baía do Guajará. Ela foi construída no governo de João Antônio Luis Coelho (1 de fevereiro de 1909 – 1 de fevereiro de 1913).

        O primeiro nome com a qual foi inaugurada homenageava o presidente americano John Kennedy. Em 1998, passou por reformas, e foi reinaugurava em 1999 no governo de Edmilson Rodrigues e recebeu um novo nome que homenageava o compositor e maestro paraense Waldemar Henrique. A praça tem como foco o universo musical tanto em sua estrutura quanto em seu aspecto abstrato, sua historia.
  Mas, infelizmente, hoje, não temos muita coisa para comemorarmos. O que a cidade tem de bom está abandonado, o descaso com o bem público - em especial a Praça Waldemar Henrique - é enorme, sem tentativa de melhora.
         Mesmo tendo uma excelente localização, não vemos a atenção do governo para com ela... Partindo do princípio de que é comum de que áreas abandonadas, pelas autoridades competentes, são, principalmente, aquelas mais isoladas. Ou seja, nem essa modificação faz com que essa área seja bem cuidada.

Atualmente, a praça serve como banheiro público, abrigo popular, deposito de lixos e tantas outras coisas mais, menos como ponto turístico, haja vista que o ambiente fica repugnante para qualquer tipo de visita. Sem falar da falta de segurança, muitos horários sem policiamento algum. É triste!
Infelizmente, esta é a realidade da Praça Waldemar Henrique, e de muitas outras em Belém... Realidade que deve ser mudada o mais rápido possível para o bem de toda população Paraense.

Equipe: Dairla Martins, Isabela Borges, Mayra Neide e Taissa Chelsea.




2 comentários:

  1. Que triste.tenho muitas recordações da minha infância

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a iniciativa de pesquisar sobre a origem da nossa história,pois até nos sites oficiais da cidade só tem informações de 1998 até os dias de hoje sobre praça. Sou arquiteta e espero que vocês sejam futuros historiadores ou mesmo arquitetos. Beijos e até logo.
    Arq. Ana Teixeira

    ResponderExcluir