sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Praça das Armas.

             
           A Praça das Armas se localiza dentro do Forte do Castelo, no bairro da Cidade Velha, próximo ao Ver-o-Peso. Essa Praça possui características peculiares, diferente das demais, não foi construída como área de lazer, ela era a parte interna do Forte do Castelo, onde se guardavam armas, balas etc. A Praça só foi denominada assim, recentemente, após uma pesquisa arqueológica em sua área, que possibilitou a descoberta de várias fases do Forte do Castelo, atualmente é um ponto turístico e é uma grande referencia para historiadores com relação ao começo da cidade.
·         Pesquisa Arqueológica
          O forte do castelo é um sítio arqueológico de grande valor para o conhecimento histórico de períodos desde quando ocorreu o primeiro contato entre os colonizadores portugueses e indígenas nativos até o final do século XIX.
       Suas origens surgem do início do século XVII, por ocasião da chegada das forças portuguesas, comandadas pelo Capitão Francisco Caldeira Castelo Branco, que vieram do maranhão para expulsar os franceses e holandeses e assegurar a ampliação do domínio lusitano no Brasil. Trata-se, portanto do sítio colonial mais antigo de Belém. No entanto, pelo menos há quarenta anos,   vem se caracterizando como um local de atividades sociais, como sede do círculo militar e civis de Belém,pois atualmente é bar e mirante.
         A pesquisa arqueológica desenvolveu-se no período de 2000 a 2002 e concentrou-se no monitoramento de serviços de escavações realizadas na área. Ao mesmo tempo foram feitos levantamentos histórico em documentos e iconografias, além de análises para identificação de todo o material histórico resgatado.
      Nos espaços do forte do castelo que inclui a praça das armas, foram encontrados milhares de objetos, tais como:
·         -vasilhas em cerâmicas, com características indígenas;
       -porcelanas do século XIX;
        -garrafas de bebidas européias em vidro e frés;artigo de vestuário ou de uso no cotidiano, como botões de fardamentos;
         -uma grande quantidade de cachimbos nativos e europeus, moedas datadas dos séculos XVIII e XIX (inclusive uma de ouro);
   -objetos de cunho religioso, como medalha, crucifixo e santinhos esculpidos em osso;  

  
      Buscaram-se informações disponíveis em fontes históricas e imagens antigas relacionados à história do forte, dos pontos de vista administrativo e construtivo.
          O estudo da iconografia (origem das imagens) possibilitou interpretar a organização espacial em vários períodos da história do forte, contribuindo para identificação e detalhamento de estruturas, além de sua implantação na cidade.
          A escavação levou à descoberta de evidências arquitetônicas referentes a vários momentos de um longo processo de mais de quatrocentos anos de duração, recentemente se encontravam ocultas à percepção de visitantes do local para a compreensão dessa dinâmica ocorrida no sítio, estas estruturas foram restauradas e reintegradas à edificação através de um projeto museográfico. 
          Justifica sua importância não apenas para oportunizar ao visitante deste lugar histórico uma visão das várias etapas da história do monumento, mas a possibilidade de restituir, com os elementos funcionais característicos de uma fortificação.
         Em resumo, A Praça das Armas é mais um de nossos museus, ou seja, uma parte histórica de Belém fazendo relação com antiga proteção do litoral brasileiro. Hoje esta praça diferente de muitas outra é muito freqüentada a noite, pois é bem apoiada pela prefeitura da cidade,lá encontramos  um local limpo bonito e seguro,vale ressaltar também que o local possui restaurantes com comidas de muito bom gosto, sendo em geral um ótimo local para se visitar.

Equipe: Abner Monteiro, Gustavo Fernandes, João Bosco e Rodrigo Arcoverde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário